1ª geração dos computadores
Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942.
Principais características
•válvulas eletrônicas
•armazenamento: banda magnética, disco magnético.
•memória principal: ferrite magnética
•introdução da programação
•introdução da comunicação
Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de entrada e saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
Pode-se iniciar a primeira geração com o ENIAC, UNIVAC I destacando o EDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração.
Em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, " Computador e Integrador Numérico Eletrônico ", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert.
O ENIAC tinha as seguintes características: * Totalmente eletrônico * 17.468 válvulas * 500.000 conexões de solda * 30 toneladas de peso * 180 m² de área construída * 5,5 m de altura * 25 m de comprimento * 2 vezes maior que MARK I * Realizava uma soma em 0,0002 s * Realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos
Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de elevado aquecimento. Pois as válvulas liberavam tanto calor, que mesmo com os ventiladores a temperatura ambiente subia, às vezes, até 67°C.
O sucessor do ENIAC foi o EDVAC - Eletronic Discrete Variable Computer ou " Computador Eletrônico de Variáveis Discretas”.