1o Reinado Regencias
1º reinado: D. Pedro I.
Pode ser dividido em etapas: Guerras de Independência; Elaboração da primeira Constituição; Abdicação de D. Pedro I.
1-Guerras de Independência:
- O reconhecimento político do governo de Dom Pedro I não foi obtido por vias pacíficas não houve grande derramamento de sangue, porém houve reações contrárias à independência por conta das tropas portuguesas que se encontravam no Brasil.
- Ao saber dos movimentos contrários ao seu governo, D.Pedro I ordenou a aquisição de navios e a contratação de militares.
- Houve conflitos nas províncias da Bahia, Maranhão, Piauí e na Cisplatina (conquistada em 1814 por D.João VI).
2- O Reconhecimento da Independência:
- O EUA foi o primeiro país a reconhecer oficialmente a nação brasileira em 1824 apoio contra uma possível recolonização.
- O reconhecimento português, em 1825, mediante o pagamento, pelo império, de uma indenização de 2 milhões de libras além de pagar pelos tesouros da coroa portuguesa no brasil, tendo como exemplo, a biblioteca real, que D.João VI havia trazido para o Brasil e que o governo ficou, tornando-se a Biblioteca Imperial
- A Inglaterra reconheceu o Brasil independente apenas em 1826. Para tanto, exigiu a renovação dos tratados de 1810 (abertura dos portos comércio e navegação diminuição dos impostos cobrados das mercadorias inglesas) por mais 15 anos. O valor de 2 milhões de libras pago ao governo português era o que este devia para a Inglaterra, então, este dinheiro foi emprestado para o governo brasileiro e este mandou para Portugal e assim teve que renovar o tratado.
Elaboração da 1ª constituição:
- Conhecida como constituição da mandioca para que um eleitor pudesse votar e se candidatar para senador ou deputado, ele deveria possuir certa quantia de dinheiro e uma grande plantação de mandioca.
- A mandioca era o principal alimento dos escravos. Como o Brasil era uma nação escravista, ele necessitava deste ramo alimentício para sustentar os braços que