1Geogrfia
737 palavras
3 páginas
Introdução O sistema ferroviário apresenta grande economia e eficiência operacional para passageiros e cargas de baixo valor específico, que sejam transportadas a grandes distâncias e que exijam pouco manuseio nos terminais. Em geral, para distâncias superiores a 400 km e cargas como cereais, minérios, produtos siderúrgicos, carvão, petróleo e derivados etc. O transporte ferroviário se mostra bastante econômico. A carga geral não apresenta condições econômicas de transporte, a menos que o seu volume seja tal que possa ser movimentada em contêineres de carga. O sistema ferroviário tem a sua implantação feita quase em caráter definitivo, embora em sua vida útil possam ser feitos melhoramentos nos sistemas de controle de tráfego, que aumentarão a capacidade e segurança do sistema.
História do Transporte Ferroviário
O surgimento do transporte ferroviário esteve estritamente ligado á Revolução Industrial (século XVIII e XIX), sendo este um dos principais inventos daquela época.
No século XIX os primeiros trens atingiam no máximo 70 km/h o que era um avanço inimaginável na época.
As locomotivas eram movidas a vapor, o qual é gerado a partir da queima de carvão.
Hoje em dia, o transporte ferroviário é encontrado em todos os continentes do globo. Diante do arsenal tecnológico do mundo atual, o mesmo também não ficou para trás: existem trens modernos que atingem uma velocidade de até 250 km/h, como os TGVs.
O custo por tonelada transportada é baixo, entretanto, os valores para a conservação e construção de ferrovias são elevados. A utilização desse meio de transporte varia entre os países.
Recentemente, o uso das ferrovias tem diminuído em quase todos os países.
O aparecimento das Ferrovias
O aparecimento das ferrovias teve início na Inglaterra, no início do século XIX, com a aplicação do princípio das máquinas a vapor às locomotivas. Em 1850 já havia ferrovias, nas proximidades de Londres, onde as