1Conceito E Princ Pios De Arquivamento
3164 palavras
13 páginas
Conceito e princípios de arquivamentoFabrício Mariano
Introdução
No Brasil, o conceito de arquivo pode ser encontrado na Lei 8.159/91.
Essa lei “dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências”. Assim, de acordo com o artigo 2.º desta, temos que
Art. 2.º: Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Definições de autores de grande importância na área de Arquivos
T. R. Schellenberg
“Arquivos são documentos de qualquer instituição pública ou privada que hajam sido conservados de valor, merecendo preservação permanente para fins de referência e de pesquisa e que hajam sido depositados ou selecionados para depósito, num arquivo de custódia permanente” (SCHELLENBERG, 2005).
Nota: o termo custódia (guarda dos documentos pelo governo) tem a sua origem, de acordo com a abordagem de Schellenberg, na Revolução
Francesa.
Heloísa Liberalli Bellotto
“Arquivo é toda coleção de documentos conservados, visando sua utilidade que poderão oferecer futuramente” (BELLOTTO, 2004).
Nota: para essa autora, verifica-se a importância do documento para valor futuro, ou seja, ela tem como característica considerar mais importantes os documentos da terceira idade. Mais adiante, serão explicadas as idades dos documentos.
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br
1
*
Mestre em Economia pela Wisconsin International University. Pós-graduado em Finanças e Gestão
Corporativa pela Universidade Candido Mendes
(UCAM). Graduado em
Física pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ).Professor do Instituto de Administração do Rio de Janeiro (IARJ).
Professor de cursos preparatórios para concursos.
Conceito e