1Breve Historia Da Psicologia
Profa: Waleska Barros
A história da psicologia está ligada em cada momento histórico às exigências de conhecimento da humanidade, aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
Principal objeto de pesquisa da Psicologia hoje: O Homem
Origem do “Pensar sobre o Homem”.
Grécia Antiga / Politeísmo.
Muitos questionamentos (O que dá vida ao homem?)
Seguindo uma tradição que remonta à Grécia clássica, naquela época se compreendia a alma ou mente humana, como responsável por uma representação interna da realidade exterior e, conseqüentemente, pelo comportamento daí resultante. Platão e Aristóteles dedicaram-se a compreender o espírito empreendedor do conquistador grego; e a filosofia começa a especular em torno do homem e de sua interioridade.
As raízes da psicologia podem ser localizadas no quarto e quinto séculos a.C. – confundindo-se com a Filosofia até meados do século XIX. Os filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles levantaram questionamentos e reflexões fundamentais sobre o funcionamento da mente, apesar de tratar apenas da alma humana.
Sócrates (469 – 399 a.C.): Sócrates nasceu em Atenas, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Ele foi um verdadeiro divisor de águas, os pré- socráticos tinham uma visão mítica e religiosa da natureza e a partir de Sócrates adota-se uma forma de pensar racional.
Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Afirmava que a principal característica humana era a razão, dada ao homem pela alma, aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.
Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Ele foi um verdadeiro divisor de águas, os pré- socráticos tinham uma visão mítica e religiosa da natureza e a partir de