1a Quest O
2a sem.: Aula 3
A Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, no seu artigo 24 afirma que: Os Estados Partes deverão assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de aprender as habilidades necessárias à vida e ao desenvolvimento social, a fim de facilitar-lhes a plena e igual participação na educação e como membros da comunidade. De acordo com a Convenção NÃO constitui medida defendida por ela(Questão 36 do concurso público da Sec.Est. de Educação de São Paulo)
Inclusão de crianças com altas habilidades em escolas regulares com a utilização de recursos de informática e novas tecnologias, devido ao seu nível cognitivo e intelectual.
Facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda.
Garantia de que o ensino de LIBRAS seja ministrado por ser uma língua reconhecida em lei no nosso país.
Facilitação do aprendizado do Braille, escrita alternativa, modos, meios e formatos de comunicação aumentativa e alternativa, e habilidades de orientação e mobilidade, além de facilitação do apoio e aconselhamento de pares.
Garantia de que a educação de pessoas, inclusive crianças cegas, surdo, cegas e surdas, seja ministrada nas línguas e nos modos e meios de comunicação mais adequados às pessoas e em ambientes que favoreçam ao máximo seu desenvolvimento acadêmico e social.
2a Questão (Ref.: 200802268478)
2a sem.: Aula 2
Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
Includente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
Positivo para afirmação do gestualismo como uma das