183282150191
555 palavras
3 páginas
Ter como objeto de análise o objeto do serviço social é sempre um desafio. O serviço social é uma profissão legitimada socialmente, isso significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que tem um produto, produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o serviço social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional. Especificidade, esta é dada pelo objeto profissional. Em termos bastante simples, a questão é: o que trabalha o serviço social? A resposta a esta questão responde também com qual objetivo trabalha o serviço social.Resposta:
A ação profissional dos Assistentes Sociais é, com maior frequência, voltada para o atendimento de demandas e segmentos da população sem acesso aos mínimos sociais, sendo determinante refletir sobre o predomínio do capital que se encontra na raiz das novas configurações da questão social na era das finanças. Nesse panorama, pode-se afirmar que a questão social está restrito à pobreza, à miséria e à exclusão que é hoje o que mais restringe o ser humano .
O trabalho do Serviço social desenvolvido junto às classes subalternas tem uma dimensão educativa e política e não apenas redistributivas. O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.
A ação