1783542908765

1029 palavras 5 páginas
Objetivo
O objetivo desse trabalho é explicar fisicamente atrações e movimentos que causam consequências em corpos distantes ou até mesmo em fenômenos naturais.
Motivação
Entender o universo em que vivemos, a importância de estrelas tão grandes quanto o Sol e a Lua e mostrar que tudo que vemos, ouvimos e falamos pode ser provado fisicamente, ou seja, tudo que conhecemos é Física.

Parte I
• A Lua

A Lua é um corpo celeste muito importante para nos, não apenas para iluminar o nosso planeta, mas também para manter a vida na Terra, pois ela estabiliza o clima do planeta e o seu efeito gravitacional matem constante a inclinação do eixo rotacional da Terra.

• Marés

Sabemos que há dois tipos de maré, a alta e a baixa. Mas não sabemos que uma delas está diretamente e a outra indiretamente relacionada com a Lua e os seus movimentos.

• A relação entre a Lua e as Marés

A Lua também tem uma grande relação com as marés, diretamente com a alta e indiretamente com as baixas sua atração gravitacional é capaz de, mesmo a cerca de 384404 KM, atrair os fluídos oceânicos com facilidade, causando a primeira maré alta. A segunda é formada do lado oposto do Planeta causada pela força centrípeta da Terra. Enquanto a Terra gira no seu movimento diário, o bojo de água continua sempre apontando aproximadamente na direção da Lua. Em um certo momento, um ponto da Terra estará embaixo da Lua e terá maré alta. Aproximadamente seis horas mais tarde (6h 12m), a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa. Dali a mais seis horas e doze minutos, o mesmo ponto estará a 180° da Lua, e terá maré alta novamente. Portanto as marés acontecem duas vezes a cada 24h 48, que é a duração do dia lunar.

Parte II

• Rotação da Terra

A rotação da terra é o movimento que essa executa revolvendo-se sobre si mesma. É responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e

Relacionados