17777034

1377 palavras 6 páginas
Estatística
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de coleta, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como em tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
A estatística se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos. Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados estatísticos, a fim de descrever e explicá-los, além de determinar possíveis correlações e causas.
O objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis. Alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão. Sem Métodos Estatísticos, sem validade científica!
Bioestatística
A bioestatística é a aplicação de estatística ao campo biológico e médico,. Ela é essencial ao planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa na área biológica e médica.
Conceitos Básicos de Estatística:
A finalidade da pesquisa é coletar dados para obter informações.
Dados – observações de uma ou mais variáveis.
Variável é aquilo que se deseja observar para se tirar algum tipo de conclusão, por ex., idade, sexo, peso e outras.
Dados usualmente provem de uma amostra, a qual representa uma população de interesse.
Os dados são classificados em dados primários e dados secundários. Dados primários são aqueles levantados pelo próprio pesquisador e dados secundários são coletados de fontes já publicadas.
A descrição dos dados coletados é comumente apresentado em gráficos, tabelas ou relatórios.
Os dados são obtidos através de estudos. Os estudos podem ser Estudos Descritivos ou Estudos Analíticos.
Estudos Descritivos: informam sobre a distribuição de um evento na população, em termos quantitativos: Incidência ou Prevalência. São utilizados para

Relacionados