17 principios de liderança - Bíblia
17 Leis da Liderança
Pr. Rodrigues Pereira
LETÍCIA ALMEIDA
LISBOA
17 De Fevereiro de 2014
Como posso melhorar o potencial da minha equipe?
A seguir explanaremos 17 Leis da liderança que nos ajudarão a melhorar o potencial da nossa equipa.
Liderar não é ser chefe, é ser pai e mãe espiritual. Há quem ore, jejue, busque a Deus mas não saiba liderar. A liderança, porém, pode ser aprendida.
1ª Lei
Lei do Significado
O líder precisa mostrar aos liderados o propósito, o significado de estarem fazendo o que fazem (como por exemplo, o significado do grupo de vida ou de um evento ponte). Não é simplesmente delegar tarefas. É preciso ganhar os corações. Os liderados precisam encontrar significado naquilo que estão fazendo. E o líder precisa lhes abrir a visão. O líder não pode pensar e fazer tudo sozinho.
Em minha liderança: Eu lidero um grupo a aproximadamente 2 anos e demorei um pouco para compreender esta lei na prática. Comecei a perceber que as pessoas estavam a fazer as coisas no Grupo de Vida porque eu pedia para elas fazerem e não porque verdadeiramente tinham entendido o propósito daquilo. Mas, com o passar do tempo e a ajuda do CBT, e dos meus líderes fui percebendo que quando eles entendem o significado eles dedicam-se muito mais e também ficam mais motivadas.
2ª Lei
Lei do Monte Everest
Escalar o Monte Everest não é fácil. Liderar também não. Mas não é impossível. Há muitos desafios. Esta lei apresenta 7 desafios:
1 – Desafio Novo: Precisa de uma equipa criativa para ultrapassar
2 – Desafio controverso (que pode gerar opiniões diferentes, por exemplo): precisa de uma equipe unida para vencer
3 – Desafio variado (que não é tão comum): Precisa de uma equipa rápida e flexível. Como por exemplo pessoas para substituir alguém que ficou de fazer algo no grupo de vida e não fez ou até mesmo para substituir o líder caso ele precise faltar a um grupo de vida, por exemplo.
4 – Desafio desagradável (como limpar a igreja ou dar