167 boletim cosm art tec
Boletim Cosmecêutico – Abril / 2007
Hidratação facial e a forma cosmética creme-gel
A hidratação facial é de extrema importância na atenuação das linhas de expressão e envelhecimento precoce, pois a água nos conteúdos epidérmicos e dérmicos mantém em bom funcionamento as células responsáveis pela elasticidade e proteção solar da pele. O presente estudo aborda a forma creme-gel de sensorial sedoso e os hidratantes que podem ser incorporados nesta base com indicação para a pele seca.
Resumo
Hidratação Facial
A pele por ser o maior de nossos órgãos necessita de cuidados especiais, principalmente a pele do rosto. Quando a pele da face não está bem hidratada, as células responsáveis por manter a boa elasticidade e turgidez não produzem colágeno e elastina de forma suficiente, favorecendo a formação de sulcos na pele. Os melanócitos também sentem esta falta de água e não produzem melanina suficiente para a absorção dos raios ultravioleta. (SCOTTI e VELASCO, 2003).
Sendo assim, com a diminuição do funcionamento celular epidérmico e dérmico, a pele facial demonstra os primeiros sinais pela falta de água que são:
•
Envelhecimento precoce visualizado pelas linhas de expressão (sulcos);
•
Maciez diminuída;
•
Suavidade e sedosidade diminuídas;
•
Falta de brilho.
Devido à importância da hidratação facial faz-se necessário saber correlacionar as formas cosméticas com os tipos de pele (seca, oleosa, normal e mista) e com os seus respectivos níveis de hidratação. Este artigo destaca a forma creme-gel, sua relação com a pele seca facial e os ativos hidratantes que podem ser incorporados nesta base
Hidratação Facial e as Formas Cosméticas
Dependendo do tipo de pele (seca, normal, oleosa e mista) a pele necessita de níveis de hidratação diferentes e formas cosméticas adequadas a cada tipo. São várias as formas cosméticas que podem ser utilizadas na pele do rosto. Na tabela 1.0 é descrita a relação das formas cosméticas com cada tipo de pele, bem como