16401
A carga térmica é a quantidade de calor sensível e latente, que deve ser retirada (resfriamento) ou colocada (aquecimento) no recinto a fim de proporcionar as condições de conforto desejada ou manter as condições ambientes adequadas para a conservação de um produto ou para realização de um processo de fabricação.
O conhecimento da carga térmica é básico para:
- dimensionar a instalação;
- selecionar equipamentos;
- avaliar o funcionamento de equipamentos existentes ou a serem adquiridos;
- avaliar as alterações necessárias ao sistema que beneficia ambientes, cuja finalidade venha ser alterada.
5.1 CARGA TÉRMICA DE RESFRIAMENTO
A carga térmica, normalmente, varia com o tempo, pois os fatores que nela influem: temperatura externa, insolação, número de pessoas, etc., variam ao longo do dia.
O ganho de calor que é transmitido para o ambiente é devido aos seguintes fatores:
- radiação solar através de superfícies transparentes tais como vidros das janelas;
- condução de calor através das paredes externas e telhados;
- condução de calor através das paredes internas, divisórias, tetos e pisos;
- calor gerado dentro do ambiente pelos ocupantes, luzes, equipamentos, desenvolvimento de processos ou qualquer outra fonte geradora de calor;
- calor proveniente da ventilação (ar exterior) e infiltração de ar exterior;
- calor gerado por outras fontes.
Os tipos de ganho de calor são sensível e latente. A seleção correta do equipamento para umidificação ou desumidificação e resfriamento é feita levando-se em consideração os valores de calor sensível e latente.
O ganho de calor sensível é o ganho de calor de um determinado ambiente devido a transmissão por radiação, condução ou convecção, ou devido ainda a estas formas simultaneamente.
Quando a umidade é adicionada ao ambiente, como por exemplo, pelo vapor d'água liberado pelas pessoas, há uma quantidade de energia associada com esta umidade, que precisa ser considerada.
Neste caso