16 Divisores
Com a evolução tecnológica, a tendência é produzir equipamentos eletrônicos cada vez mais compactos e alimentados por fontes de energia portáteis como pilhas e baterias.
A função dos divisores de tensão e corrente é permitir o fornecimento de diferentes tensões e correntes a cada componente a partir de uma única fonte de tensão. Este é o assunto deste capítulo.
Para desenvolver satisfatoriamente os conteúdos e atividades desse estudo, você deverá saber previamente as leis de Kirchhoff e a lei de Ohm.
Divisor de Tensão
O divisor de tensão é formado por uma associação série de resistores, no qual a tensão total aplicada na associação se divide nos resistores, proporcionalmente aos valores de cada resistor.
O circuito divisor de tensão serve para fornecer parte da tensão de alimentação para um componente ou circuito. Assim, com um divisor de tensão, é possível por exemplo, obter 6 V em uma lâmpada, a partir de uma fonte de 10 V.
O circuito ou componente alimentado pelo divisor é denominado carga do divisor.
A tensão fornecida pela fonte ao divisor chama-se tensão de entrada; a tensão fornecida pelo divisor à carga é a tensão de saída.
A carga de um divisor pode ser um componente eletrônico, uma lâmpada ou até um circuito. Por essa razão, quando se calcula ou representa um divisor em um diagrama, a carga é simbolizada simplesmente por um bloco, denominado RL, independente dos componentes pelos quais ele realmente é formado.
Influência da Carga sobre o Divisor
Divisor de Tensão Sem Carga
Todo circuito série é um divisor de tensão que fornece a cada resistor uma parte da tensão de entrada, diretamente proporcional a sua resistência.
Dimensionando-se esses resistores, pode-se dividir a tensão de entrada, de forma a obter valores diversos, conforme as necessidades do circuito.
O circuito a seguir apresenta um circuito divisor de tensão sem carga, onde as tensões