Pesquisa Mercado Farmaceutico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Disciplina: Economia e Administração Farmacêutica
Professora: Laura da Silva Elias
Acadêmicas: Lisandra Moura Siebel, Beatriz K. Schneider, Emiliana Thimótheo dos Santos
Atividade Avaliativa II: Pesquisa no mercado farmacêutico sobre trabalhos relacionados à Sustentabilidade.
Sustentabilidade é o equilíbrio entre o que nós necessitamos da natureza e o que lhe oferecemos em troca, é economizar recursos, é reciclar, é reduzir resíduos e poluentes, é pensar para onde vai todo o lixo que produzimos, e de onde vem todo recurso que usamos. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Pensando nisso, é possível entender porque as empresas estão cada vez mais sendo pressionadas a praticar os conceitos de sustentabilidade. As empresas normalmente dedicam sua atenção e energia no aspecto econômico de sua atividade, e principalmente para os seus públicos tradicionais, tais como investidores, clientes, fornecedores e funcionários. Por esta razão, começou-se a desenvolver o conceito de Responsabilidade Corporativa, convidando as empresas a equilibrar, além do aspecto econômico, o aspecto ambiental e o aspecto social de seu resultado. Mas ainda existe uma forte resistência por parte de empresários por pensar que atuar com responsabilidade gera apenas um custo adicional à empresa, desequilibrando o seu resultado econômico.
Porém ainda existe o forte preconceito que atuar com responsabilidade gera apenas um custo adicional à empresa, desequilibrando o seu resultado econômico. No Brasil, muitas empresas ainda entendem a Responsabilidade Corporativa como uma atuação social isolada, e desenvolvem ações ainda muito desvinculadas do próprio negócio.
Com este entendimento, a ação social se torna de fato um custo para a empresa, que não muda o seu modelo de atuação, nem sua