157436150221
2787 palavras
12 páginas
FICHAMENTO: DIREITO INGLÊS CAP. IX (PAG. 181 A 183 E 196 A 198) DIREITO INGLÊS
O Poder na Inglaterra foi disputadíssimo durante, pelo menos, quatro séculos. De um lado, monarcas buscando a acumulação de poder, de outro, nobres e, posteriormente, burgueses, evitando tal acúmulo e acabando por formar um Estado baseado tanto no poder de uma instituição representativa, o Parlamento, quanto em documentos escritos de lei que sempre se apresentam como meios de limitar o poder do rei.
Todas as lutas pelo poder entre estes grupos seguiram um padrão bastante peculiar. O rei, quem quer que fosse para acumular poder precisaria retirá-los de alguém (a princípio dos nobres). Para tanto era preciso convencê-los, o que obviamente ficaria bastante complicado se feito educadamente; assim o convencimento era feito através das armas. O problema era que um rei feudal tinha os nobres como seu exército, então, para a formação de um exército próprio, era preciso dinheiro de impostos, pagos pelos nobres que reagiam. Todas as lutas pelo poder entre estes grupos seguiram um padrão bastante peculiar. O rei, quem quer que fosse, para acumular poder precisaria retirá-los de alguém (a princípio dos nobres). Para tanto era preciso convencê-los, o que obviamente ficaria bastante complicado se feito educadamente; assim o convencimento era feito através das armas. O problema era que um rei feudal tinha os nobres como seu exército, então, para a formação de um exército próprio, era preciso dinheiro de impostos, pagos pelos nobres que reagiam. Não há na Inglaterra códigos escritos como encontramos em outros países, apenas em algumas matérias especiais o Direito é apresentado de forma sistemática. (pag.181)
DIREITO INGLÊS- A HISTORIA E A FORMAÇÃO DO STATUTE LAW
Até o século V a Inglaterra era, em grande parte, domínio romano, entretanto não houve, como em outros lugares dominados por Roma, urna "romanização", ou seja, não houve uma transformação da população local de maneira a tornar