155874130268
574 palavras
3 páginas
PROJETO: CIDADE VIVA ÁGUATEMA: ETE: HISTÓRIA, NECESSIDADES E EVOLUÇÃO – TRATAMENTO DE AFLUENTE
INTRODUÇÃO
O termo tratamento de efluente surgiu da revolução industrial para os dias atuais e vem evoluindo através da tecnologia, há dois séculos para trás se alguém falasse em uma lâmpada elétrica era queimado na fogueira e hoje estão pensando na possibilidade de fazer clones em marte, o tratamento de esgoto não começou há 100 ou 200 anos. Ele começou a uns dois mil anos atrás, em Roma, na época do Império romano afastavam-se os esgotos com galerias surgindo obras monumentais e hoje as galerias romanas são atrações turísticas.Com o passar do tempo algumas pessoas, preocupadas com o resultado de tanta degradação, começaram a enxergar maculas, principalmente nos rios surgindo a ideia do tratamento de esgoto. Contudo, para começar a tratar o esgoto fizeram uma analogia com o tratamento de água, ou seja, realizaram estudos que muitas vezes não surtiram efeito até que surgiu algo concreto: As lagoas. A partir de então se desenvolveu o sistema de tratamento que podia ser anaeróbico, sem adição de oxigênio e facultativo, por fermentação as ETEs.
No entanto para se instalar uma (ETE), em um laticínio e preciso observar sua necessidade básicas como: utilização de tecnologia biotecnologia e equipamentos adequados, bem como também analisar a parte técnica, pois atualmente as indústrias estão mudando o foco de como se enxerga o tratamento de efluentes. As empresas, começaram a atentar-se mesmo quando levaram multas. Tratamento de Efluentes e feito por livre e espontânea pressão. Ou faz ou fecha!”, disse Mateus Stefanelo engenheiro sanitarista da Hidrozon. Ainda segundo ele, dentro do território brasileiro, apenas 20% das indústrias lácteas possuem Tratamento de Efluentes. “Mesmo com as leis ainda é preciso uma educação no Brasil.”
Justificativa
A agua é um recurso indispensável para o nosso planeta. Entretanto este recurso vem correndo um risco grande devido ao aumento