155775830396
799 palavras
4 páginas
Aula sobre Cap 2 – livro PsicologiasApostila do professor
PSICOLOGIA DO SENSO COMUM - usada no cotidiano pelas pessoal em geral. #
PSICOLOGIA CIENTÍFICA – procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano a partir de estudo sistemático.
Conhecimento do senso comum – é o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia. É um conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros. É um conhecimento que passa de geração em geração.
Senso comum – mistura e recicla outros saberes muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo. É na tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias teorias.
Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
Ciência
A ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação. Isto permite a construção do conhecimento científico sobre o real.
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Desta forma o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Conjunto de características para denominar um conhecimento como científico: objeto específico; linguagem rigorosa; métodos e técnicas específicas; processo cumulativo do conhecimento; objetividade.
As conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção para se tornarem válidas.
Objeto de estudo da Psicologia
A Psicologia assim como a Antropologia, a Sociologia e todas as ciências humanas estuda o homem.
Mas a Psicologia tem uma diversidade de objetos de estudos explicada pelo fato de este campo de conhecimento ter-se constituído como área de conhecimento científico muito recentemente.
Quando uma ciência é muito