1496 6184 1 PB
AVALIAÇÃO DO RISCO
DE REAÇÕES ADVERSAS CAUSADOS
POR EXCIPIENTES EM FORMULAÇÕES
DE ANTICONCEPCIONAIS
Ana Luiza Ferreira Meinen de Castro1
Elias Ricardo Ahlert1
Christiane de Fátima Colet2
RES UMO
Os fármacos raras vezes são administrados isoladamente, eles fazem parte de uma formulação combinada com um ou mais agentes, os excipientes, que possibilitam a obtenção de formas farmacêuticas estáveis, eficazes e atraentes. Os anticoncepcionais hormonais orais apresentam potencial de causar reações adversas, comumente relacionadas aos princípios ativos, os constituintes estrogênicos, no entanto raros são os estudos que avaliam os excipientes destas formulações. O objetivo deste estudo é conhecer que excipientes estão presentes em anticoncepcionais disponíveis no mercado e identificar possíveis excipientes indutores de reações adversas a medicamentos.
Foram selecionados seis anticoncepcionais, que foram avaliados quanto aos seus excipientes. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se: o Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (2009/2010), sites dos laboratórios fabricantes dos anticoncepcionais e ficha técnica dos produtos disponível no site da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa). Não foi possível encontrar a concentração dos excipientes utilizados na fórmula, impedindo de verificar se estão dentro dos limites estabelecidos pela literatura. Dos seis anticoncepcionais, todos apresentam um excipiente considerado como possível causador de reação adversa: a lactose, que pode gerar dores abdominais, diarreia e flatulência. Cinco (5) apresentam o excipiente estearato de magnésio, de concentração não revelada na formulação, salientando que este pode retardar a dissolução do fármaco. O anticoncepcional Femiane® apresenta sacarose, não indicado para portadores de diabetes. O principal excipiente com risco de causar reações adversas foi detectado em todas as formulações de anticoncepcionais.
Palavr as- Chave: Excipientes. Anticoncepcionais. Reações adversas.