1492 a conquista do paraiso
Direção: Ridley Scott
Local e ano:
Principais personagens: Cristóvão Colombo
Trama do filme: “Cenas que se destacaram”. “1° ‘‘A chegada dos navegantes em terra firme”
O que chama a atenção é a sensação de alivio e alegria de Cristóvão por ter chego em terra firme, já que ele estava passando por um momento de muita pressão pela demora de encontrar alguma terra. Essa pressão também foi causada porque o tempo e a distancia previsto para chagar em alguma terra já havia sido ultrapassado muito.
2° “O primeiro contato com os nativos”
O primeiro contato é amigável e o que mais se destaca é a curiosidade dos nativos ao ver os utensílios dos espanhóis, as suas vestes, a aparência do espanhol que é diferente da deles. Depois disso os nativos mostram seus costumes e seu jeito de viver que causa um contraste muito grande com os costumes dos espanhóis.
3° “O Paraíso”
O novo lugar impressiona os espanhóis, que nunca viram um lugar igual. Ficam tão impressionados que acham que estão no paraíso. Tudo é novo e o lugar é de encanto sem igual, e a relação com os nativos até ali é bem amigável. 1. De acordo com o filme, qual era o objetivo dos europeus na conquista de novas terras?
Naquele período a maior fonte de riqueza eram os metais preciosos, sendo assim uns dos objetivos dos europeus era encontrar ouro e prata. Além do objetivo econômico, por detrás dessa idéia também havia o objetivo político e cultural, com o propósito de catequização dos indígenas e inserção da cultura européia nas colônias.
2. Descreva algumas das diferenças culturais observadas entre os europeus e os indígenas.
Indígena- Porte de armas primitivas (arco e flecha, lanças, facas, etc), religião politeísta, falta de vestimentas, riqueza baseada em objetos simples (espelhos, pentes), canibalismo, etc.
Europeus- Porte de armas de fogo (canhões, armas, etc), religião monoteísta (católica), uso de vestes, riqueza baseada em metais precioso e