148978_A CONSCIÊNCIA MÍTICA
503 palavras
3 páginas
A CONSCIÊNCIA MÍTICAA perspectiva dos civilizados
O
problema que sempre existe ao estudarmos os povos tribais é o risco do exotismo e comparação depreciativa, ou seja, do etnocentrismo.
O mito entre os “primitivos”
... Ao transportarem um coco, algumas pessoas ouvem sair de dentro dele ruídos estranhos e não resistem à tentação de abrí-lo, apesar de recomendações contrárias. Deixam escapulir então a escuridão da noite.
Por piedade divina, a claridade lhes é devolvida pela Aurora, porém nunca mais haveria só a claridade, como antes, mas alternância do dia e da noite... ... Pandora é enviada por Zeus a fim de punir o titã
Prometeu, que roubara o fogo dos céus para dá-los aos seres humanos.
Pandora leva consigo uma caixa, que abre por curiosidade, deixando escapar todos os males que nos afligem, mas consegue fechá-la a tempo de reter a esperança, única forma de suportarmos as dores e os sofrimentos da vida.
O mito entre os “primitivos”
Antropólogos
com suas pesquisas mostram que o mito é muito mais expressivo e rico do que supomos, quando apenas ouvimoso relato frio de lendas, desligadas do ambiente que as fez surgir.
Mito = lenda, fábula, crendice, forma menor de conhecimento, prestes a ser superado por explicações mais racionais?
O mito entre os “primitivos”
O mito não é lenda, mas verdade!
Como processo de compreensão da realidade, o mito não é lenda, mas verdade.
O mito é uma intuição compreensiva da realidade, cujas raízes se fundam nas emoções e na afetividade. Antes de interpretar o mundo, o mito expressa o que desejamos ou tememos, como somos atraídos pelas coisas ou delas nos afastamos.
Funções do Mito
Embora
o mito também seja uma forma de compreensão da realidade,
sua função é, primordialmente, acomodar e tranqüilizar o ser humano em um mundo assustador.
Funções do Mito
Os modelos de construção mítica do real são de natureza sobrenatural (deuses para compreender a origem e natureza dos fatos), e tão poderosos que