1425993

405 palavras 2 páginas
Dança da quadrilha:
O que é?
A quadrilha é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa, da ilha de Açores, e também inglesa, que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “Neitherse”, tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XVII em todo o mundo ocidental.
Origem:
Quando a quadrilha surgiu em Paris se chamava “quadrilhe”, originando a contradança Françoise, que era uma adaptação do “country dance” holandesa e alemã, segundo os estudos de Maria Amália Giffoni. No Brasil, a quadrilha foi primeiro chamado de “Quadrilha de Arraiais” que era uma formação militar portuguesa, utilizada no Brasil, Colonial apartir do seculo X/X, principalmente no rio de janeiro. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas, no sentido Militar, colonial. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música. A sanfona (Acordeon, campestre), o "triângulo" (aste de Ferro em forma de triângulo, e um bastão de mesmo material, instrumento de percussão metálico) e a "zabumba" (Tambor de grande dimensão em raio e de pouca altura, origem Militar) são os instrumentos musicais que em geral acompanham a quadrilha. Também são comuns a viola (Violão, campestre) e a chamada Rebeca (o Violino, campestre).
Segundo Pereira da Costa, a quadrilha já havia chegado ao povo e se vulgarizado em 1837. Meio Morais Filho disse que a quadrilha foi transformada numa dança de corporações profissionais em 1853. Existem várias versões para a origem da festa junina. Por Meio Morais Filho, as corporações profissionais se apresentavam na Festa do Divino. a Festa do Divino, em que se comemora o Espírito Santo, é celebrada muito próxima ao mês de Junho, então, assim a quadrilha chegou às festas de Junho, festejando os santos São João, São Pedro e Santo Antônio.
A quadrilha

Relacionados