trabalho
Nascido nas planícies do monte Licabeto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde. Era filho de Sophroniscus, - motivo pelo qual ele era chamado em sua juventude de Sokrates ios Sōfronískos (Sócrates, o filho de Sophroniscus) - um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Fainarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo).
Durante sua infância, ajudou seu pai no ofício de escultor. Porém, muitas vezes seus amigos zombavam da sua incapacidade de trabalhar o mármore. Mesmo quando aparecia uma oportunidade de ajudar o seu pai, sempre acabava atrapalhando. Seu destino foi apontado, pelo próprio Oráculo de Delfos, como um grande educador, mas foi somente por influência da sua mãe que ele pôde descobrir sua verdadeira vocação.
Pensamento
Quando iniciou os seus estudos filosóficos, seus primeiros pensamentos tratavam sobre a essência da alma humana e a natureza.
Frases
“Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio.”
“Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada.”
“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.”
“Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.”
“É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.”
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
“Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.”
“A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.”
“Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.”
“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.”
Obra
Para muitos cidadãos atenienses, Sócrates era o mais sábio filósofo da Grécia, e esse pensamento se perpetua até os dias de hoje, que para muitos estudiosos confirmam essa afirmativa. Tido como um pobre e vagabundo, ele só trabalhava