1406151901990
11503 palavras
47 páginas
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, REDES E DEFESA DE DIREITOS.edineide de jesus novais silva
“Mobilizar o idoso a conquistar uma velhice feliz, é um dever de todos.”
Brumado 2014
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, REDES E DEFESA DE DIREITOS.
edineide de jesus novais silva
“Mobilizar o idoso a conquistar uma velhice feliz, é um dever de todos.”
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Tutora Eletrônica: Alexsandra Aparecida de Jesus Moreira Cortês.
Brumado
2014
INTRODUÇÃO
No Brasil se envelhece a grandes passos. As alterações na ativa populacional são claras, implacáveis e irreversíveis. No início do século XX, um brasileiro vivia em média 33 anos, ao passo que hoje a expectativa de vida dos brasileiros atinge os 68 anos. Observou-se no Brasil uma queda de 33% na fecundidade, a diminuição no ritmo de nascimento resulta, em médio prazo, no incremento proporcional da população idosa. Nesse mesmo período de 20 anos, a expectativa de vida aumentou em oito anos. Hoje, a população de idosos ultrapassa mais 15 milhões de brasileiros (VERAS 2003).
A concepção da velhice envolve sensações orgânicas que são percebidas e interpretadas de modo particular em relação às experiências pessoais de cada indivíduo. A terceira idade, uma das mais admiráveis etapas de nossa vida, atravessamos a infância, adolescência, idade madura e de repente “estamos” velhos, ou somos considerados pelas outras pessoas como velhos, mesmo sendo “velho” idoso continuamos a ser humano, assim sendo possui status de cidadão, cidadão com seus direitos e deveres e, por resultado, deve ser apreciado por todos os órgãos asseguradores da compostura humana aos brasileiros, sem distinção de classe, cor, idade ou sexo. Nunca antes na história da