139078480272
398 palavras
2 páginas
DISLIPIDEMIA
Denomina-se dislipidemia um distúrbio caracterizado pela presença excessiva ou anormal de colesterol e triglicérides no sangue.
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
LDL: conhecido como ‘mau’ colesterol, o LDL fica depositado nas artérias, podendo provocar entupimentos.
HDL: este colesterol é aquele considerado ‘amigo do coração’ ou
‘bom’ colesterol. Retira o excesso de colesterol nas artérias, diminuindo a formação das placas de gordura, responsáveis pelo aumento da pressão sanguínea.
A soma de todos os tipos de colesterol é chamada de “Colesterol total”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis de colesterol no sangue considerados saudáveis são de até
200mg/dL de sangue (Colesterol total), acima de 34mg/dL (HDL) e abaixo de 130mg/dL (LDL).
Já os triglicérides são um tipo de gordura que o organismo utiliza para armazenar energia.
Esta anormalidade é causada em muitos casos devido a hábitos alimentares incorretos, dos quais estão inclusos o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como também ao estilo de vida sedentário.
No entanto, a dislipidemia pode ser ocasionada devido a fatores genéticos, pela ingestão de certos medicamentos e também desenvolvida por outras doenças, como nos casos de obesidade, diabetes, hipotireoidismo, doenças das vias biliares e insuficiência renal.
Incluem-se aqui os sintomas e sinais de doença coronária – como a angina de peito ou o enfarte do miocárdio; os que podem resultar de um acidente vascular cerebral ou de