1351736513201
2279 palavras
10 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço socialérika karoline alves de souza
políticas sociais no brasil
Palmares
2012
érika karoline alves de souza
políticas sociais no brasil
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ética e Legislação Profissional, Políticas Sociais I, Oficinan de Formção- Instrumentilidade do SSOC, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metódologicos do SSOC IV.
Profº: Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Amanda Bozza e Paulo Aragão.
Introdução
As politicas sociais são de extrema importância em uma nação. E sua compreensão é fundamental principalmente para os assistentes sociais por se tratar de algo tão comum em nossos dias. Aqui veremos um pouco da trajetória das políticas sociais no cenário brasileiro, suas contradições, lutas e também as suas conquistas, pois para chegar ao que conhecemos hoje elas passaram por inúmeras etapas e por todo um processo que se entrelaça a historia do Brasil, desde sua origem na Europa, sua expansão nos períodos de regimes autoritários até atualmente em pleno século XXI.
Politicas Sociais no Brasil
As Politicas Sociais são um dos pilares fundamentais na atuação do assistente social, pois é através delas que o Estado atua com o objetivo de diminuir as desigualdades causadas pelo capitalismo e sua forma desordenada de distribuição de riquezas, a fim de estabelecer uma proteção social a esta camada menos favorecida da sociedade, para que estas tenham um mínimo de condições básicas de vida e de trabalho. O assistente social é responsável pela administração destas Políticas Sociais como um intermediador entre os interesses do Estado, da sociedade civil e prioritariamente do capital.
Origem das Políticas Sociais no Brasil O seu inicio na Europa se deu de uma forma progressiva após a ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, através da