1338
DE
MATERIAS
Centro de Educação técnica avançada
Nome ; Johnny Fernandes Dacas
Curso ;mecânica
Matricula;04527-5
Professor; Joelson
Ferro fundido
– teor de carbono igual ou superior a 2%;
Aço
– teor de carbono inferior a 2%;
Aço de construção
– teor de carbono entre
0,2 e 0,5%
As propriedades de um aço dependem fortemente do valor do teor de carbono, mas também da presença eventual de outros elementos de liga, tais como o silício, o cobre, o manganésio, o níquel e o vanádio. Pode ainda haver impurezas: fósforo, enxofre, etc.
Magnetite – Fe3O4
O ferro é explorado em grandes minas, normalmente a céu aberto, os minérios são geralmente a Magnetite, Hematite e a Limonite.
O alto-fornoé composto por uma grande cavidade formada por dois troncos de coneencostados pelas suas bases maiores. A abertura superior é por onde se introduz o coque,o minério e os fundentesem camadas alternadas. O ventre é a parte mais larga do forno e é onde se produzem as temperaturas máximas. O ventiladoré a parte do tronco de cone inferior que está mais próxima da ventilação. O cadinhoé a parte inferior deste mesmo cone, por onde chega o ar que penetra no interior do forno. A abertura de saída está na base do tronco de cone onde se reúnem os produtos da fusão mineral e onde flutuam as escórias sobre a fundição líquida. Distinguem-se três zonas principais de temperatura no forno: zona de fusão, zona de carburação e zona de secagem. A zona de fusão é o cadinho, que é onde se funde o mineral . A zona de carburação, é onde o ferro, a uma temperatura de 1100ºC, absorve o carbono, obtendo-se assim os primeiros produtos de fundição. A zona de secagem é onde os gases das zonas anteriores se acumulam ao arrefecer, ocupando menos espaço. A gusa obtida nos altos fornos passa aos convertidores, nos quais se oxidam as diversas impurezas, seguindo um ciclo fixo na sua eliminação: formando-se escórias
ou