1328588940302
358 palavras
2 páginas
A Carga Tributária é a comparação e a forma de medir o impacto da cobrança de impostos (coleta de dinheiro feita pelo governo para pagar suas contas) com o Produto Interno Bruto (PIB).Já o Princípio da Capacidade Contributiva é importante para alcançar a igualdade entre os contribuintes.
No Brasil essa carga tributária vem aumentando cada vez mais e esse aumento traz como impacto prejuízo para o país, seus impostos são autos e com isso é difícil empresas de pequeno e médio porte sobreviverem, causando desemprego.
É importante que a carga tributária seja calculada de acordo com o Princípio da Capacidade Contributiva, fazendo com que a contribuição seja de acordo com o estado financeiro de cada contribuinte.
O problema é que essa renda fornecida pelos cidadãos em forma de tributos deveria ser revertida “Atualmente, o País ocupa a 15° posição entre as nações com as maiores cargas tributárias, em lista liderada pela Suécia. Neste país, a participação da carga tributária no PIB (Produto Interno Bruto) é de 44,08%, enquanto no Brasil é de 35,13%. A lista foi elaborada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento).” Viviam Klanfer Nunes na sociedade, o Brasil, essa carga é altíssima, porém o serviço público como saúde, educação, segurança, serviços urbanos, sociais e infraestrutura são de péssima qualidade e não atende as necessidades dos cidadãos que contribui para que o retorno seja satisfatório, causando assim grande revolta na população, que acaba pagando duas vezes quando recorre ao serviço privado como educação e saúde, Logo, não há um gasto racional e sim uma falta de controle no gasto público, um serviço completamente ineficiente, à medida que o tributo é de primeiro mundo e serviços de terceiro. Melhorar a tributação é acrescentar a participação dos tributos diretos no total (imposto de renda, por exemplo), diminuir ao máximo a tributação sobre produção e investimentos, e reverter a regressividade do sistema.
Um gasto com mais