127634
FABIANA BENEGA ROCHA RA: 417942
JÉSSICA VERON DÁVALOS RA: 420694
SUZILENE FELIX PERALTA RA: 441103
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade Pratica Supervisionada solicitada aos acadêmicos do 1º Semestre do curso de Serviço Social, pelo Professor EAD Dr. Luiz Roberto Wagner.
PONTA PORÃ
JUNHO/2013
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Com esse trabalho pretendemos refletir sobre a concepção de leitura e suas estratégias, a leitura e os sentidos do texto, os gêneros textuais, mecanismos de coesão, tipos textuais e nova ortografia.
Devemos cultivar o hábito de leitura desde o momento que aprendemos a ler, pois a leitura é o alimento do conhecimento, não basta somente ler por ler, é preciso que se compreenda o que se lê.
A leitura não se dá por acesso direto à realidade, mas por intermediação de outros elementos da realidade. Nessa triangulação da leitura o elemento intermediário funciona como um espelho; mostra um segmento do mundo que normalmente nada tem a ver com sua própria Consistência física. Ler é, portanto reconhecer o mundo através de espelhos.
A concepção de leitura varia de acordo co m o conhecimento de cada pessoa, sendo que, de língua é a representação do pensamento do autor, de texto é como o produto do pensamento de quem escreve, e de sentido é a interação entre autor e leitor. E para isso é necessário estratégias de leitura que são formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de leitura e auxiliar nos estudos, porque cada pessoa assimila o conhecimento de forma e ritmo diferente. Existem seis tipos de estratégias para promover a leitura de maneira prática, incentivadora e motivadora para despertar o interesse no leitor. Predição: prever fatos ou conteúdos utilizando conhecimentos prévios; Pensar em voz alta: verbalizar seu