126 Fundamentos De Inform Tica T1
Esse tipo de fonte possui:
a) dois conectores para placa-mãe (P8 e P9), totalizando 12 contatos;
b) um botão liga-desliga de quatro fios;
c) diversos conectores que possuem quatro fios para alimentar os drives de disquete, discos rígidos, drives de CD/DVD e outros dispositivos internos.
6.5 Características principais de uma fonte ATX
Esse tipo de fonte possui:
a) um único conector para a placa-mãe de 20 ou 24 contatos;
b) diversos conectores que possuem quatro fios para alimentar os drives de disquete, discos rígidos, drives de CD e DVD e outros dispositivos internos;
c) outros conectores, criados pelos fabricantes, dependendo do modelo de placa-mãe ATX produzido. Um dos motivos é que os dois conectores da fonte AT (P8 e P9), se colocados de forma invertida na placa-mãe, podem queimar a placa e outros componentes internos do micro. O conector para placa-mãe ATX não tem como ser colocado de forma invertida, existindo uma única posição.
Outra razão é que a principal característica de uma fonte ATX é o seu desligamento via software, ou seja, por meio do comando Desligar do Windows. Outra forma de desligar a fonte ATX é pressionando o seu botão Power durante alguns segundos, mas essa segunda prática não é muito segura.
Na fonte AT, devemos acionar o comando desligar do Windows, e depois desligá-la manualmente pelo botão liga-desliga.
Se desligarmos direto nesse botão, existe o risco de danificar o sistema e o micro.
A vantagem de ter uma fonte ATX é que nela é possível conectar mais dispositivos simultaneamente do que na fonte AT, pois a sua potência é bem maior do que a desta última. Com o passar do tempo, novos dispositivos surgem e se faz necessária uma fonte cada vez mais potente. Nos dias atuais, por exemplo, é possível usar em um único computador gravadores de DVD, CDROM, MP3, MP4, impressora, microfone, caixa de som, câmera digital etc