12554784511
1731 palavras
7 páginas
Aguste RenoirIndice:
Página 1: Introdução
Página 2: Biografia
Introdução:
O IMPRESSIONISMO
O impressionismo foi o movimento mais importante e revolucionário ocorrido na pintura ocidental, especialmente francesa, entre 1860 a 1890, depois de ter sido anunciada nas obras de ourbet e Turner.
Nesse período, nenhum outro lhe pode ser comparado, tanto pela nova visão plástica do mundo que revelou como pelas originais inovações que introduziu no domínio de técnica da pintura. Também nenhum outro pode ser comparado pelas fecundas e prolongadas influências que exerceu, tendo contribuído direta e decisivamente para a formação das primeiras escolas da pintura moderna no começo do século XXI.
Revelando nova visão plástica do mundo, adotou novos processos técnicos para trasmiti-la adequada e fielmente, demonstrando assim a perfeita coerência estilística, sempre encontrada nas concepções de arte realmente autênticas e inovadoras. Veio diretamente do Realismo, de cujo espírito científico se impregnara. Os primeiros e representativos impressionistas sairam justamente das fileiras realistas que, sob a inspiração de Courbet combatiam, na época, as convenções de arte oficial, adotados na Escola de Belas Artes e consagrada no Salão de Paris.
Oficialmente, o movimento impressionista nasceu no dia 15 de Abril de 1874, quando um grupo de jovens e desconhecidos pintores inauguravam uma exposição coletiva, no salão do fotógrafo Félix Nadar, em Paris. Entre os expositores estavam Auguste Renoir, Paul Cézanne, Claude Monet além de outros de menor relevo.
A exposição não foi bem recebida pelo público e pela crítica. Apenas um pequeno número de visitantes , intelectuais e artistas parecia compreender e apoiar os jovens artistas. A maioria os condenava, considerando-os falsos pintores, que ignoravam a beleza, as regras tradicionais da pintura e os princípios da arte. Os