1241550

3406 palavras 14 páginas
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE
LOURDES
ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ROGÉRIA VIEIRA

LIXO : um problema socioambiental O lixo sempre existiu,mas com o crescimento da população e com o surgimento das grandes cidades e industrias,a quantidade de lixo foi aumentando gradualmente.

Além disso,houve uma mudança nos costumes: surgiu uma mudanças nos costumes: surgiu a sociedade de consumo,que compra e descarta cada vez mais.

O que é lixo? Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso.

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta.etc...) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).

Antes da Primeira Revolução
Industrial, o lixo produzido nas cidades era composto basicamente por elementos orgânicos, além disso, o número de habitantes era menor, assim como os centros urbanos, assim os moradores apenas enterravam os resíduos no próprio quintal..

Sanitariamente essa ação é positiva, pois corresponde a uma medida preventiva contra a dispersão de doenças e evita a presença de animais hospedeiros, como ratos, baratas, moscas, dentre outros.

Após o período da Primeira
Revolução Industrial, houve um grande crescimento da produção industrial, aumento significativo da população, processo esse que teve um enorme

Relacionados