123456789
A doença que mais mata no Brasil está atingindo as pessoas cada vez mais cedo. A boa notícia é que prevenir pode ser mais fácil do que você imagina. Saiba o que fazer para ficar fora dessa estatística:
As pessoas propensas a adquirir diabetes tipo 2 são pessoas que já têm antecedentes na família, aquelas que estão acima do peso, aquelas que levam uma vida sedentária, aquelas que têm mais de 40 anos, aquelas que nasceram com mais de quatro quilos e mulheres que deram à luz bebês acima deste peso. As pessoas com um ou mais fatores de risco para adquirir diabetes tipo 2 podem diminuí-lo se tiverem uma dieta balanceada, se mantiverem o peso ideal e se se exercitarem regularmente. O risco diminui em 6% por 500 calorias/quilo de energia gasta por semana, se o exercício for feito constantemente. Isto equivale a andar 30 minutos diariamente. Portanto, a prevenção para esta doença está na fórmula: "exercícios e manutenção do peso ideal".
O açúcar deve ser eliminado da alimentação de todo diabético? Qual a quantidade ideal ingerida por dia (pelo diabético)? E por uma pessoa que não tem a doença?
O chamado açúcar refinado (aquele do açucareiro), que é a sacarose derivada da cana de açúcar, deve ser retirado da dieta do paciente diabético, devendo ser substituído pelos edulcorantes - os adoçantes artificiais. Uma pessoa que não apresenta a doença pode utilizá-lo com moderação, devendo evitar o uso excessivo. A quantidade irá variar para cada pessoa, dependendo do valor