Bacharel
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL
marketing e Empreendedorismo ambiental
Andrea Barros
Janaína Cavalcanti
Marcela Barreto
Tatiane Gonçalves
Vanessa Lima
RECIFE
2012
INTRODUÇÃO
Bezerros é um município do estado de Pernambuco e é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias.
Figura 1: Cidade de Bezerros (área escura)
O município de Bezerros está a 100 km do Recife e tem uma vegetação nativa que se caracteriza em Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típicas do agreste. Possui área total de 492,56 km² (Prefeitura de Bezerros, 2012).
A área do município se encontra em bacias hidrográficas importantes, tais como a Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, a bacia hidrográfica do Rio Sirinhaém e parte nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe.
Sua história inicia no ano de 1740, que segundo dados históricos, iniciou o sue povoamento por causa do grande comércio de gado que se estabelecia no local. O nome da cidade não é um concenso entre os historiadores, contudo, as hipóteses mais aceitas diz respeito ao sobrenome da família Bezerra, que foi a primeira proprietária das terras. Outra hipótese é a de que havia grandes queimadas de bezerros que não seriam produtivos na fase aduta. Anualmente, no dia 18 de maio Bezerros comemora a sua emancipação política (Prefeitura de Bezerros, 2012).
Como toda cidade de interior do nordeste, há a predominância da religião católica, sendo São José o padroeiro da cidade.
A cidade de Bezerro é consagrada como a terra dos papangus, sendo o Carnaval do município considerado o maior do Agreste e o único temático de nosso país.
Turisticamente, o carnaval de Bezerros é o maior atrativo da cidade, sendo reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Nessa época do ano, a cidade recebe em torno de 500 mil turistas nos 6 dias de folia.
Com artistas conhecidos internacionalmente, o