123456789
“OCORRÊNCIAS COM REFÉNS” ®
Autor:- CEL PMESP Nilson Giraldi
(Registrado e publicado – Direitos autorais reservados)
(Manuais 510 e Meus Documentos 12)
Com metodologia e apoio do “Comitê Internacional da Cruz Vermelha”, através de Comissão Especial Oficial, este documento integrou, de forma transversal, as “Sete Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial e Função Policial Armada”; os “Princípios da Carta da ONU para o Assunto”; as “Diretrizes Internacionais de Direito Internacional dos Direitos Humanos”; as “Convenções e Tratados Internacionais” dos quais o Brasil é signatário; em especial as constantes do seu glossário.
Está, também, totalmente de acordo com as “Leis”, a “Realidade” e a “Política Policial” Brasileira. Com as dificuldades financeiras da maioria das Polícias Brasileiras.
Policial
Se você (sua equipe; guarnição; etc.) que está na “ponta da linha” for surpreendido por ocorrência com “refém tomado”, ou “refém seqüestrado”, ou o chamado “seqüestro relâmpago”, ou qualquer situação em que o agressor está usando a vítima como escudo; ou a vítima está sob ameaça direta do agressor, correndo risco de morte, servindo como seu “salvo conduto”, inclusive, dentro de viatura (e até no porta malas), etc. seus procedimentos básicos, de acordo com o “Método Giraldi”, são:- Atue, com seus companheiros, em equipe. O de maior posto ou graduação coordena a ação e divide responsabilidades. Isso já deve ter sido previsto quando dos treinamentos da guarnição, para casos semelhantes. Lembre-se:- “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos;” (Giraldi). Tem que ser trabalho de equipe.
Com sua equipe, tente “conter” e “isolar” a ocorrência.
A vida e a integridade física da vítima precedem tudo. Todos os esforços devem ser feitos nesse sentido. A vítima não deve ser vista como uma pessoa qualquer, mas como se fosse um parente querido seu (filha, filho, etc.). Depois a prisão do agressor.
Protegido, se