123283640574

353 palavras 2 páginas
Diogo Oliveira Santos – 1142800.

Atividades Aquáticas

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite.

(Vitória da Conquista/BA)
2014

1) Grande parte das civilizações – e mesmo qualquer habitat natural – desenvolveu-se ao redor do lagos, rios, mares e oceanos devido à fartura de alimentos nesses locais. Para que o ser humano tivesse acesso a esses alimentos, ele precisou perder seu medo e entrar na água. Aprender a locomover-se na água, portanto, foi uma questão de sobrevivência, a qual o ser humano tinha de superar para conseguir o seu alimento ou fugir de algum animal predador. Nesse contexto, podemos dizer que o meio aquático é quase o nosso habitat natural, afinal, também no ato da concepção da vida, os espermatozoides “ nadam “ até o óvulo para fecundá-lo e, desde a gestação, o ser humano está envolto pelo meio líquido.

2) No aspecto físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de alguma habilidades motoras ( caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar). No aspecto cognitivo: desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento. No aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com outros colegas; contribui na construção da personalidade; auxilia em uma relação de empatia entre os colegas, evitando qualquer tipo de preconceito; melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade.

3) Para que os professores possam escolher as unidades em que for melhor para suas devidas aulas e para todos, também pelo fato da natação ser um dos esportes mais completos que temos, é por

Relacionados