123121231

323 palavras 2 páginas
1- A UE e um pacto entre Nações soberanas, decididas a partilharem um destino comum e a exercer em conjunto uma parte crescente da sua soberania, que incide sobre os valores + profundamente prezados pelos povos da Europa. Toda a mecânica comunitária foi concebida para tornar permanentemente conciliáveis a expressão e a defesa dos diferentes interesses nacionais com a capacidade de evidenciar interesses comuns e agir coletivamente. Disserte sobre esta afirmação, mencionando as principais vantagens e desvantagens bem como os desafios. Que advieram da nossa adesão à UE.

2- Enquanto movimento Internacional de trabalho, ao longo do século passado, a emigração portuguesa apresenta 3 ciclos bem distintos. À luz das leituras realizadas, identifique-os e justifique as características principais deste fenômeno no período referido.

3- As mudanças na sociedade portuguesa verificadas nos últimos anos, não olharam a estratos sociais, ao poder econômico, a orientação política, nem muito menos à diferença de gênero dos seus intervenientes. A mulher portuguesa tem, assim, vindo a assumir um papel cada vez mais ativo na sociedade, o seu papel deixou de estar centrado no lar e na maternidade, possibilitando novos projetos e abrindo outras perspetivas. Comente os principais fatores que contribuíram para esta alteração do papel da mulher na sociedade portuguesa.

4- A manutenção de um ambiente sadio e fundamental para a qualidade de vida das pessoas, estas sentem cada vez mais q a qualidade dos espaços, sejam eles naturais ou humanizados/urbanos condiciona, e por vezes determina, os seus comportamentos, os seus ritmos, os seus hábitos de vida. A qualidade dos nossos ambientes e dos nossos espaços mais naturais ou mais humanizados condiciona pois a qualidade das nossas vidas. Tendo presente o documentário visualizado durante a aula, disserte sobre a questão ambiental, podendo ilustrar a sua argumentação com exemplos, que conhece da realidade portuguesa.

Relacionados