123031643

1658 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROCESSOS LICITATÓRIOS

Sorriso
2012/2
ANGÉLICA SILVA LEITÃO CORLASSOLI
JULIANE FALINSKI STEDILE
THIAGO RODRIGUES DA SILVA

PROCESSOS LICITATÓRIOS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade de Cuiabá, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Me. Thiago Rabelo Sales.

Sorriso

2012/2
Sumário

1 APRESENTAÇÃO

A licitação é o procedimento administrativo utilizado pela administração pública na convocação de empresas interessadas em apresentar propostas no oferecimento de bens e serviços. Tendo como objetivo dar oportunidade igual a todos os interessados para selecionar o que for mais vantajoso para a administração, podendo ser da união, dos estados, do distrito federal, e dos municípios.
A princípio o que nos chamou a atenção para esse assunto foi acompanhar pelos meios de comunicação o julgamento de pessoas que tiveram uma conduta antiética. Elas estão sendo julgadas por vários crimes e um deles está relacionado a fraudes de licitações, com formação de cartel, que é um acordo entre concorrentes do mesmo ramo na fixação de preços, buscando a eliminação de concorrência.
Outros fatores que contribuíram para a escolha de tal tema da pesquisa é o contato de forma indireta de empresas licitadas por órgãos públicos e pessoas que trabalham em tais empresas que prestam serviços.
2 PROBLEMATIZAÇÃO

A administração pública fornece as mesmas condições a todas as empresas interessadas a oportunidade de formarem propostas para atender a sua necessidade, onde a mais vantajosa seja selecionada. Diante de um cenário repleto de escândalos podemos notar que há brechas para que ocorram fraudes em licitações públicas com formações de cartéis. Como esse tipo de

Relacionados