123-09765
A homofobia internalizada é a negação da sua própria orientação sexual, os valores homofóbicos presentes em nossa cultura podem resultar em um fenômeno chamado homofobia internalizada, através da qual as próprias pessoas podem não gostar de si pelo fato de serem homossexuais, devido a toda a carga negativa que aprenderam e assimilaram a respeito. Observe que a pessoa apenas escondia esse desejo, mas agora passou a odiá-lo. Um ódio com uma grande força psíquica de destruição, em sua mente quer que o outro seja realmente destruído, pois a ele incomoda. Ou seja, este processo interno, de ódio e repudio aos próprios desejos homossexuais é chamado de homofobia internalizada.
A formação da homofobia internalizada não acontece de um dia para o outro, ela se dá ao longo dos anos e por isso cria raízes bastantes profundas em nosso inconsciente. Difíceis de serem removidas. A situação é tão grave que, mesmo depois de ter saído total ou parcialmente do armário, a homofobia internalizada se apresenta em comportamento sutis contra si ou contra a própria comunidade homossexual.
Além do ódio na homofobia internalizada, também existe uma agregação de conceitos negativos da homossexualidade na mente dessas pessoas, por exemplo, tudo o que a sociedade diz e que é anormal e estranha fica incorprado no inconsciente. Esse negativismo homossexual não os dominam por completo, é apenas uma parte incorporada que pode facilitar em algumas atitudes auto-destrutivas. Isto significa que tudo o que é “errado externamente” e que pode ser agregado ao que é “errado internamente” poderá ser feito, sem grandes complicações. Como fumar, beber, facilidades para entrar em depressão, uso de drogas e qualquer outra integração negativa mais ampla.