11398097

1062 palavras 5 páginas
RACISMO

O racismo teve as suas origens principalmente devido à exploração de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de “raça inferior” para a trabalhar como escravos. Estes grupos eram constituídos na sua maioria por pessoas de raça negra, estes eram arrancados dos seus países de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos países para onde ia riqueza para os colonizadores do país, devido a esta marginalização é bom salientar que a escravidão foi uma das principais razões para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles não se unissem e derrubassem o capitalismo.
O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo “sangue azul” teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas através da sua pele pálida, com isto tiramos a conclusão que as pessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e as pessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores – os “cavalheiros”, as “damas” ou os “de boa família”.
Os capitalistas, através do trabalho dos escravos, começaram a dominar a economia. Os países europeus que exploravam o mundo justificaram a tomada da terra aos não-europeus baseando-se na intolerância religiosa ou cultural. Os aristocratas que acreditavam que os trabalhadores eram inferiores viam os povos “não-cristãos” ou de “cor”, que eles vendiam como escravos ou forçavam à pobreza e à fome ao roubar-lhes as terras. Descobriram que poderiam usar os seus exércitos para forçar estas pessoas a viver com menos do que eles pagavam aos seus trabalhadores europeus, dissessem aos trabalhadores europeus que os “de cor” apenas ficariam com o trabalho sujo que eles não queriam fazer.
Em resumo, sobre a escravidão, podemos dizer que foi uma das principais causas para o

Relacionados