1122
Germinal um filme francês gravado em 1993, é baseado em um romance que leva o mesmo nome, ambos retratam a dura realidade dos operários, das minas de carvão do século XIX, transparecendo os preceitos e costumes da época além da submissão da mulher perante a sociedade (extremamente machista).
A história se desenvolve em torno das péssimas condições de trabalho dentro das minas (onde ocorrem desabamentos constantes), alem da baixa remuneração paga aos mesmos, que até então viviam adaptados a uma situação que lhes era desfavorável. As figuras centrais retratadas no filme são membros de uma família de operários, típica da época, muitos filhos e uma miséria lastimável, sendo que os filhos mais velhos eram obrigados a trabalhar visto que era uma força a mais de trabalho para custeio da alimentação da família. No desenrolar desta historia se dá a chegada de Etienne, um revolucionário marxista que ira despertar nos operários a consciência da busca por seu direitos, alem de demonstrar o enorme contraste entre os burgueses e a classe operaria (o luxo e a miséria). A partir deste ponto são organizadas greves para reivindicações de direitos básicos (visto que cada vez a exploração ficava mais abusiva), greves estas que alem da paralisação do trabalho, havia também a quebradeira que os trabalhadores executavam.
Podemos observar plenamente nas imagens do filme a clara miséria passada pelos personagens, desde as vestimentas até as moradias, a fome era retratava visivelmente na fraqueza aparente dos mesmos, além da situação feminina da época onde as mulheres eram submetidas a abusos sexuais sem nenhuma condenação aparente da sociedade, que viviam a base de bebidas alcoólicas totalmente alienados do que seria uma sociedade digna , outro ponto a ressaltar seria o expediente de trabalho dos mesmos , em que eles se encontravam totalmente sujos de poeira preta , mostrando a