112121211448
359 palavras
2 páginas
Leitura Cientifica e FichamentoArtigo: Segurança do paciente: desafios para a prática e a investigação em Enfermagem. Ana Elisa Bauer de Camargo SilvaI.
Segundo a autora o tema: “Segurança do Paciente” passa a ser estudado no inicio do século XX após a publicação do relatório do Institute of Medicine dos EUA, que apresentou os resultados de vários estudos onde os dados apontaram que de 33,6 milhões de internações 44.000 a 98.000 pacientes aproximadamente, morreram em consequência de eventos adversos.
A Organização Mundial de Saúde em 2004 criou a Aliança Mundial para Segurança do Paciente, visando à socialização dos conhecimentos e das soluções encontradas, a partir dai os especialistas em segurança do paciente começaram a buscar a redução dos eventos que levam ao erro e aos eventos adversos.
Porem torna-se um desafio fazer com que os dirigentes das instutuições de saúde compreendeam que “a causa dos erros e eventos adversos é multifatorial e que os profissionais de saúde estão suscetíveis a cometer eventos adversos quando os processos técnicos e organizacionais são complexos e mal planejados”.
É de suma importância que “as organizações hospitalares revejam os seus processos, estudem e reforçem suas barreiras de defesa e as falhas latentes, que estão presentes nos locais de trabalho e que tornam o sistema frágil e suscetível a erro”.
Torna-se muito dificil tomar ação quando existe uma falta de informação sobre os eventos ocorridos, ou seja, os dados são omitidos pelos profissionais o que acarreta em uma falta de conhecimento sobre os fatos pelos gestores impedindo o planejamento e desenvolvimento de estratégias organizacionais voltadas para a adoção de práticas seguras, minimização dos eventos e melhoria da assistência, colocando em risco a segurança dos pacientes.
A autora resalta a importância da participação dos enfermeiros na criação e participação de Comitês de Segurança do Paciente e no desenvolvimento de pesquisas cientificas onde “as