11111111111
O clero possuía muitas terras, não pagavam impostos ao rei, recebiam impostos do povo e aplicavam justiça nas suas terras, já o povo trabalhava nas terras do rei, do clero e da nobreza, pagavam muitos impostos e prestavam serviços aos donos da terra, ou seja o convívio muitas vezes não se dava de forma pacifica, já que o povo era praticamente explorado.
2. Qual aspecto se determinava as relações políticas do Clero com as políticas dos governantes?
O clero (membros da igreja católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade, já os governantes eram proprietários de vastas terras e arrecadavam impostos dos camponeses.
3. Quais os materiais (produtos criados pelos povos) que aparecem no filme que pertencem ao alto clero e ao baixo clero?
As estatuas de santos, produtos criados pelo povo, mas que pertencem a igreja, ou seja ao clero, propagando a fé.
4. Quais personagens tornaram-se importantes no decorrer do filme. Pois são eles que determinaram a época e o estilo de vida.
O dinâmico padre que torna-se Philip, prior do mosteiro de Kingsbridge em uma região assolada por disputas por terras.
Há também um mestre de obras, Tom cujo sonho é construir uma catedral.
5. Que estilo de vida foi caracterizado para a época, pelo diretor do filme? E qual data se refere o diretor ao projetar o filme?
Era na idade média, numa região onde mostra as grandes disputas por posse de terra, onde Ken Follet ambientou seu romance histórico "Os Pilares da Terra", na Inglaterra do século XII.
6. Descreva um momento de cenário que foi importante para caracterizar a época. (Iluminação, objetos, enquadramento, produtos percebidos)
O começo do filme, onde tom, o construtor pede o dinheiro que lhe haviam prometido por construir uma casa, mas que não ia mais ser construída, um senário onde casas eram construídas de pedras, onde o enquadramento propiciou uma visão ampla lugar a ser