110015150400
2118 palavras
9 páginas
Curso: AdministraçãoData:09/06/2014
Nota:
Disciplina: Sociologia das Organizações
Turma: 2112
Professora: Letícia Azambuja Godoy
Trabalho da N2 parcial, peso: 1,0.
Acadêmico (a):____________________________________________________ Matricula: _____________________
Instruções:
Caro (a) acadêmico (a):
O presente trabalho pretende propor uma discussão sobre as politicas afirmativas inclusivas que tratam da inserção dos afrodescendentes, indígenas e pessoas com necessidades especiais. Após ler o texto em anexo, responda as questões propostas e prepare-se para o debate. É importante saber mais sobre a legislação a respeito deste assunto além daquilo que já está no texto. As respostas das questões 01 a 04 devem ser entregues digitadas de acordo com as normas da ABNT, a questão 05 deverá ser apenas apresentada para a turma.
Questões:
1 As políticas afirmativas de inclusão de afrodescendentes, de indígenas e de pessoas com necessidades especiais no quadro de funcionários das organizações são medidas necessárias atualmente? Em que medida elas são inclusivas? Por quê?
2 Os brasileiros de um modo geral são racistas, segregacionistas, discriminadores ou preconceituosos? Justifique sua resposta.
3 Você já presenciou cenas de preconceito ou de racismo? Em caso de resposta afirmativa, relate a situação presenciada.
4 O que existe por trás da maneira como vemos as pessoas de outros grupos raciais? Que valores inspiram nossas opiniões e nossas atitudes?
5 Busque um exemplo de uma situação de inclusão de qualquer um dos tipos (apenas para apresentar).
Como vemos o outro
Os conceitos de raça e etnia são muito importantes do ponto de vistas do estudo dos grupos sociais, uma vez que configuram agrupamentos humanos identificados por suas características externas, quer sejam culturais: modos de vida, de falar, hábitos, costumes, etc. – quer sejam físicas ou hereditárias: cor da pele, formato dos olhos, do nariz, da boca, porte físico, etc. Traços que os