Pedido de vida
Nome: serie:
Turma: numero:
A Guerra de Secessão (separação), nos Estados Unidos, teve início no dia 12 de abril de 1861 e foi um dos conflitos mais importantes da história dos Estados Unidos. A guerra civil foi marcada pelas diferenças políticas e econômicas entre as regiões Norte (industrial) e Sul (agrária).
O Norte era comandado pela burguesia industrial que defendia o protecionismo alfandegário por não conseguir competir com os preços dos produtos ingleses, de qualidade superior. Já o Sul, que tinha como base a economia agrária, era comandado por uma aristocracia que defendia a liberdade de comércio, preferindo comprar os produtos da Inglaterra, já que a economia protecionista tornava a região dependente do Norte, por exportar parte de sua produção e comprar seus produtos manufaturados.
O início do conflito aconteceu devido à questão da escravidão, que passou a ser discutida no âmbito político dentro do Congresso criando blocos claramente distintos entre escravistas e abolicionistas.
Por ocasião da época da expansão para o Oeste e de uma expansão na indústria, os representantes do Norte eram abolicionistas, por terem interesse no crescimento do mercado consumidor e, ao mesmo tempo, de obter mão-de-obra barata. Já os sulistas defendiam a livre adoção do escravismo por se beneficiarem diretamente desta mão-de-obra em suas fazendas e lucrarem com os preços altos dos escravos.
O estopim para a guerra foi à eleição, em 1860, de Abraham Lincoln pelo Partido Republicano, representando a região Norte. Temendo, com razão, que o presidente eleito adotasse medidas contrárias aos seus interesses, os Estados do Sul romperam com a União, formando os Estados Confederados da América, em oito de fevereiro de 1861.
A liderança do movimento coube à Carolina do Sul ao qual se agregaram a Virgínia, a Carolina do Norte, a Geórgia, o Mississipi, a Flórida entre outros. Richmond, na