10S da Sustentabilidade
O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança, modernizar as organizações, e acima de tudo, buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania.
CONCEITOS DO PROGRAMA 10S
1º - Senso de Utilização (SEIRI)
O ponto inicial do 1º Senso é saber o que é essencial estar presente no ambiente de trabalho, eliminando tudo que não agrega valor, utilizando os recursos disponíveis de acordo com as necessidades e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização. Saber utilizar é, antes de mais nada, saber arrumar, separando o que é bom daqueles materiais que não servem mais para sua utilização, lembrando sempre que, aquilo que não serve para você pode ser útil para outros.
Benefícios:
- maior senso de organização e economia, reaproveitando os recursos disponíveis (mesas, máquinas e equipamentos que não servem para você mas podem servir para outras pessoas);
- liberação de espaço para diversos fins;
- aumento da produtividade das pessoas envolvidas;
- menos riscos de acidentes no local de trabalho;
- evita compras desnecessárias;
- combate a burocracia.
2º - Senso de Ordenação (SEITON)
O 2º Senso significa determinar o local para se achar com facilidade algum documento , material ou equipamentos necessário. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza, colocando etiquetas, rótulos, palavras-chaves, etc. Ter o que é necessário, na quantidade certa, na hora e lugar adequados. É preciso descobrir formas para que todos possam achar as coisas com facilidade, usá-las e guardá-las nos seus devidos lugares.
Benefícios:
- reduz o tempo de busca daquilo que se precisa usar;
- diminui a necessidade de controle de estoques;
- facilita a movimentação interna;
- evita compras desnecessárias e danos aos objetos estocados;
- aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansaço físico