109589820434

324 palavras 2 páginas
Objetivo:
Apreender a utilizar o microscópio, analisar e identificar células no mesmo
Atividade:
Observação das estruturas de uma determinada espécie de fungo
Materiais e Reagentes:
Microscópio Óptico – Lamina – Conta gotas – azul de Metileno –Fita adesiva(durez)– Solução de BDA(com células de fungos contidos) – Papel de absorvente.
Metodologia:
Pega-se o conta gotas pinga-se uma gota de azul de metileno na lamina - Com a fita adesiva encosta-se na solução de BDA(com fungos contidos) – logo depois pega-se a fita e cola na lamina para assim passar os fungos da fita para a lamina – retira-se o excesso do corante com o papel absorvente – observam-se ao microscópio –desenham-se os resultados obtidos – retira-se a lamina e a higieniza
Resultados:
Observação das estruturas dos fungos
Ao analisar os fungos, conseguimos visualizar as seguintes estruturas: “ – apresentam formas parecidas como “sementes”, dezenas dessas estruturas juntas assim formando uma colônia e ao seu redor encontram-se linhas e/ou riscos, em uma dessas analises conseguimos visualizar que dentro daquelas células que tinham a forma parecida com de uma semente, haviam repartições ; na mesma lamina também foi encontrada uma estrutura de célula diferente, um "montinho de pontos" minúsculos.
Questionamentos :
I) O que seriam aquelas dezenas de células com a forma parecida de uma semente?
Aquelas células visualizadas no microscópio com a estrutura parecida de uma semente aos meus conhecimentos são as hifas,

II) O que seriam aqueles riscos ou linhas que ficavam ao redor das células ?
Aqueles riscos e/ou linhas que ficam ao seu redor formando ramificações são os micélios.

O corpo dos fungos é formado por numerosos filamentos denominados hifas. A hifas formam um emaranhado que se chama micélio. http://cienciasmwf.blogspot.com/2011_09_01_archive.html III) O que seria aquele "montinho de pontos" encontrado na lamina ?
A melhor explicação é que seria uma outra espécie de fungo .

Relacionados