10000 Ac-savana
FCJP- FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
PROFª ISA FREITAS
1º DIREITO-B
TRABALHO:
GRUPO 1
SAVANA-ÁFRICA / 10000 AC
PARAÍSO DO TOCANTINS 22 DE FEVEREIRO DE 2012
Com a última glaciação, ocorreram profundas alterações climáticas e ambientais que estimularam uma intensa migração de animais e de seres “humanos”...
... E de repente estávamos em plena savana africana...
Uma região com um grande número de árvores baixas e de pequenas folhas e árvores de grande porte, entre a floresta mais densa e o deserto. Tínhamos água nas proximidades. Para nós um paraíso. Depois de vagarmos vários dias e noites sem parar...E apesar do cançasso, da fome e do frio (todos sem roupas e sem agasalhos), estávamos todos em perfeito estado de saúde.
Nossa tribo é composta de 30 (trinta) membros sendo, 15 (quinze) machos e 15(fêmeas), com idades variando entre 10 a 25 anos. Nossa procriação era poligâmica, havia muita disputa pelas fêmeas. Não vivíamos em família, pois nem sabíamos que nossos filhos eram fruto das relações sexuais entre machos e fêmeas. Vivíamos em grupos. Não éramos canibais. Éramos nômades.
A primeira preocupação da tribo foi procurar abrigo para todos, o que encontramos. Em seguida parte da tribo foi em busca de alimentos como frutas, raízes, folhas, ovos e pesca, pois não tínhamos armas nem pedras preparadas para a caça de animais. Enquanto alguns tentavam fazer o fogo para espantar o frio e os animais, outros preparavam algumas armas como pedras, lanças de ossos e tronco de árvores. Lutávamos pela sobrevivência. Tivemos que caçar mamutes e bisões para alimentarmos e com a pele destes animais fazermos nossas roupas.
Assim passamos nossos primeiros 20 anos...
- Após 20 anos nossa tribo contava com 35 membros. Tivemos que caçar