10 Passos Rumo Ao Mestrado
FONTE: SBC Horizontes
Notícia disponibilizada no Portal https://www.sbc.org.br/horizontes - Abril 2009
Seja aprovado em um programa de Pós-Graduação, em nível de mestrado em Computação
Por Aracele Garcia de Oliveira aracele@inf.ufsc.br, UFSC, Florianópolis-SC.
Este artigo relata alguns passos considerados importantes para a admissão em um mestrado acadêmico nacional. Alguns dos passos seguem o calendário de inscrição do programa escolhido, outros, você pode ir desenvolvendo durante os anos em que estiver estudando na graduação.
O interesse pela realização de um mestrado surge geralmente durante a graduação. Alguns optam por conhecer melhor o mercado de trabalho antes de partir para a pesquisa, o que também é importante e proporciona um amadurecimento pessoal e profissional. Este interesse pode vir por insistências, pressões sociais, necessidade profissional ou por puro desejo de pesquisar e contribuir com a sociedade em geral. Sem dúvida as expectativas são altas e os desafios idem. De qualquer forma, antes de proceder com o artigo, é importante distinguir as categorias de estudos acadêmicos:
• Graduação: bacharelado, licenciatura, tecnológico
• Pós-Graduação: Lato Sensu (especialização), Scricto Sensu (Mestrado acadêmico ou profissional, doutorado e pós-doutorado).
A seguir, são apresentadas 10 dicas básicas para se obter sucesso na admissão para o mestrado em
Ciência da Computação.
1. Escolha entre o mestrado profissional e o acadêmico. É importante saber diferenciar essas duas categorias de mestrado. Segundo a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior), o ?Mestrado Profissional? é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Acadêmico. Ambos tipos de mestrado conferem idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência. Além disso, como todo programa de