10 Anos
MSN Messenger é um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.
O programa permite que um usuário da Internet se relacione com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Ele foi fundido com o Windows Messenger e originou o Windows Live Messenger.
O pioneiro nesse tipo de aplicação foi o ICQ que em 1996 revolucionou o conceito de mensagens instantâneas online. Porém nos últimos anos o MSN tem conquistado cada vez mais adeptos em Portugal (embora na Europa o mensageiro mais utilizado continue a ser o ICQ) e se tornou líder do segmento no Brasil, onde é consistentemente um dos programas mais baixados nos sites de downloads locais.[1]
O sucesso do MSN Messenger pode ser explicado por ele ser integrado ao serviço de e-mail Hotmail, por ser incluso com o Windows XP e por ter uma intensa publicidade junto ao público jovem. Também tem como concorrente o Yahoo! Messenger, outro serviço igualmente integrado a e-mail.
O Windows Live Messenger que você conhece hoje surgiu há 10 anos. Nesse período, foram nove versões principais lançadas, cada uma com Betas, atualizações, bugs, reparos e tudo mais. Como é facilmente dedutível, nem sempre as mensagens e as imagens de exibição foram dinâmicas. Pelo contrário, este comunicador começou com uma simplicidade inimaginável atualmente. Então, o que as primeiras versões deste comunicador ofereciam? É o que este artigo vai mostrar para você!
Como tudo começou, o MSN Messenger Service 1 e 2
O anúncio foi feito no dia 21 de julho de 1999. Surgia o MSN Messenger Service, o serviço gratuito de mensagens instantâneas da Microsoft. Era um comunicador de usuários do Hotmail e do AOL Instant Messenger.