1 E 2 Tim Teo
Éfeso Universal
Consideradas cartas pastorais, desde o inicio do século XVIII, por estarem endereçadas ao pastor encarregado da igreja em Éfeso, as duas epistolas direcionadas a Timóteo transmitem orientações e ensinamentos que transcendem o propósito do autor, o apóstolo Paulo, de aconselhar seu amigo e filho na fé. Esses documentos se tornaram um guia ou um manual prático e totalmente contemporâneo a todos os servos de Cristo nos dias atuais e vindouros, devido a inspiração divina (2 Pedro 3:15-16) e conteúdo coexistente.
Sendo escritas inicialmente para Timóteo contêm muitas referências particulares, que não podemos aplicar como mandamento do Senhor (como em 1 Timóteo 5:23 e 2 Timóteo 4:21). Mesmo assim, elas têm um segundo nível de aplicação universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das mulheres (1 Timóteo 2:11-15), as qualificações dos bispos e diáconos (1 Timóteo 3:1-13), a inspiração das Escrituras (2 Timóteo 3:14-17), entre vários outros ensinamentos, o que não foge do nosso contexto atual.
Paulo exorta a Timóteo: "aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino" e "procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro... que maneja bem a palavra da verdade", essas diretrizes estão expostas na vida do cristão e não se molda apenas àquela época da história. No capitulo 2 da primeira carta, temos instruções diversas a igreja no tocante a oração, visto que Timóteo precisava de firmeza na luta contra falsa doutrina, Paulo recomenda que começasse, antes de tudo, orando. Temos nas igrejas grande dificuldade nessa pratica, na súplica, intercessão e até mesmo na ação de graças e essa orientação se aplica em nosso meio.
As condutas das irmãs também devem refletir a santidade em suas vidas. A mulher não deve chamar atenção para si com a sua aparência física ou com seus adornos, mas pelas suas boas obras deve mostrar a sua piedade. Quanto às classificações dos ministros, é o plano de Deus que cada